terça-feira, 19 de novembro de 2013

A minha avaliação fisica

Pois é, no sábado de manhã lá fui fazer a minha avaliação física. 

Comecei por responder a um questionário relativo a antecedentes de saúde e de prática de atividade desportiva, e depois seguimos para as medidas (usando fita métrica, balança de bio impedância e "caliper" para as pregas corporais) e uns testes físicos de estabilidade, flexibilidade e corrida na passadeira.

Daquilo que fui percebendo, estou em níveis normais para a minha idade e para o nível de exercício que faço, embora a minha idade metabólica seja de alguém com 28 anos! Nada mau! :)

Disse-me que:
  • tenho um bom coração (além de ter boa pressão arterial e boa frequência cardíaca em repouso, recupera bem após um período de esforço);
  • tenho de fazer mais exercícios de força;
  • tenho de começar a usar um cardio frequencímetro para ter a certeza que treino na minha zona de esforço;
  • as caminhadas já não fazem praticamente nada por mim porque quase não me mexem com a frequência cardíaca...

Até achava que a coisa tinha corrido bem mas... Ontem à noite chegou o relatório...
Coisas más: mais de 27% de mim é massa gorda... Continuo em patamares não muito simpáticos neste critério de avaliação.

Os valores distribuídos por zonas
Estava com esperança que este valor estivesse um pouco abaixo do que está, mas diria que é o resultado de não estar a treinar na minha zona de esforço e de não fazer praticamente nenhuns exercícios de força e/ou funcionais.

Eu a achar que estava a ficar uma atleta, uma trintona enxuta mas afinal continuo uma gorduchita banalíssima para a minha idade...

1 comentário:

Saskia disse...

Olá!

Tenho muita curiosidade em fazer uma coisa do género... É muito caro? :)

Beijinho