quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Livros 2017 #2


Este é o segundo livro de 2017. Estou a um ritmo alucinante! :D

É um livro pequeno - 128 páginas (eu li uma versão pdf, de tradução brasileira) - que li ontem de empreitada! (Dá para perceber que "poupança" é um tema que me interessa especialmente neste ano?)
É muito interessante, que apresenta as regras para se conseguir estabilidade financeira (e até riqueza) de forma muito simples mas em forma de história. Não traz grandes novidades mas aconselho pela fácil leitura e pela sistematização da informação! 

Deixo-vos as "Sete soluções para a falta de dinheiro":

  1. Comece a fazer o seu dinheiro crescer - "Em cada dez moedas conseguidas de qualquer fonte, não gastem mais do que nove." Ou seja, guardar/poupar 10% do que se ganha!
  2. Controle os seus gastos - "O que costumamos chamar de "despesas necessárias" sempre crescerá para tornar-se igual a nossos rendimentos, a menos que façamos alguma coisa para inverter essa tendência. (...) Façam o orçamento de suas despesas de modo que possam ter dinheiro para pagar pelo que é necessário, pelos prazeres e para satisfazer seus mais valiosos desejos sem despender mais do que nove décimos de seus ganhos."
  3. Multiplique os seus rendimentos - "Pôr cada moeda para trabalhar de modo que possa reproduzir-se como algodão nos campos e trazer-lhes lucro, um rio de riqueza fluindo constantemente para dentro de suas bolsas" Ou seja, pôr o dinheiro a render, de alguma forma.
  4. Proteja o seu tesouro contra a perda - "Protejam seus tesouros contra a perda, investindo onde o principal esteja a salvo, onde possa ser reivindicado sempre que o desejarem e onde fique claro para vocês que vão realmente conseguir uma bela renda. Consultem homens experimentados. Sigam a opinião daqueles que lidam habitualmente com dinheiro. Deixem que o tirocínio deles proteja seus tesouros contra os investimentos de alto risco". 
  5. Façam do lar um investimento lucrativo - "Tenha o seu próprio lar." Ou seja, não arrendar, mas sim comprar casa!
  6. Assegurem uma renda para o futuro - "(...) seja previdente quanto às necessidades de sua velhice e quanto à proteção da sua família."
  7. Aumente a sua capacidade para ganhar - "O sétimo e último remédio para a falta de dinheiro é cultivar suas próprias aptidões, estudar e somar conhecimentos, tornar-se mais habilidoso e agir sempre respeitando a si mesmo. Dessa forma, adquirirá suficiente autoconfiança para realizar seus mais acalentados desejos."
Atendendo ao ritmo de vida de hoje, e à volatilidade dos empregos, apenas posso discordar (em parte) do ponto 5. 
De resto, por muito complicado que possa parecer implementar estas regras, não há como contestá-las! :)

1 comentário:

AMOR XXS disse...

Olá, preciso do teu email para te enviar o convite para continuares a ler-me. Podes partilhar aqui?

Beijinhos.