sexta-feira, 15 de abril de 2016

Está a ficar tão crescida #11

Fico fascinada quando reflito nas diferenças físicas ao longo do tempo da minha pequenina.
Quando estou com ela ao colo e me lembro que ela já se encaixou perfeitamente entre o meu peito e o meu umbigo (sim, ela era mesmo pequenina).
Quando arrumo roupas do armário e vejo coisas tão minúsculas e que já lhe serviram.
Quando me apercebo que já consegue pousar coisas em cima das cadeiras e subir para o sofá. E tirar coisas dos armários!
"Tudo no chão", diz ela

Mas mais fascinada fico com a evolução da fala.
A S. já constrói frases. Curtas é certo, mas frases ainda assim.

No fim de semana, ao separar umas roupas já pequenas no armário dela, ia-lhas passando para ela as colocar num banquito. Sempre que lhe entregava uma ela dizia "obigada mamã"! :)
Anteontem vínhamos as duas no carro e começo a ouvi-la para si própria: "a mamã é pequenina", "a vó é pequenina", "a Catarina é pequenina" (sim, ela diz muito bem "pequenina" e "Catarina", e não, não sei de onde tirou esta conversa de toda a gente ser pequenina... lol).
Já é capaz de dizer "o panda caiu", quando o seu peluche cai (ou é atirado) ao chão, ou "a mamã ponha", para eu pôr a dar algo no telemóvel.
Há muitas frases que ela já diz, por as ouvir tal e qual; outras que é ela que consegue construir por associação do que vai ouvindo.

Acho que ela está muito, muito bem na fala para a idade que tem (21 meses reais feitos ontem, 18 meses corrigidos, em linguagem de prematuridade)!

Está mesmo a ficar crescida! Até já tem mais um dente! :D

4 comentários:

Maria do Mundo disse...

Está óptima. Esta foto fez-me reviver alguns momentos. Beijocas.

A Pimenta* disse...

A minha vai fazer 22 meses para a semana e também já está muito tagarela. Percebe tudo o que lhe pedimos ou dizemos e também já se expressa razoavelmente bem e faz-se perceber. Tem sido um encanto vê-la crescer assim e sentir que ela está a evoluir. E no caso da minha filha, ela adora palavras acabadas em "inha/inho". Os diminutivos são com ela!

felisbela freitas disse...

A nossa pequerrucha está de facto despachadíssima na fala... e na compreensão. É muito fofa! Não fosse ela tua (vossa) filha!!!Que Deus vos abençoe!

AMOR XXS disse...

Está uma crescida! :) É tão bom vê-los crescer, acompanhar as suas conquistas.