quarta-feira, 29 de maio de 2013

The Fast Diet (ou a Dieta dos Dois Dias, ou mais correctamente, a Dieta do Jejum)

Já li o livro todo. Quase todo, pronto! Não me pus a ler as tabelas de calorias e todos os comentários de malta que já experimentou. (vou a tempo de o fazer em qualquer altura)

Li o essencial. O que explica a essência da dieta, como funciona, qual a base científica, quais os resultados esperados, como implementar.

Em resumo: a ideia é em 5 dias da semana fazer uma alimentação perfeitamente normal, sem estar a controlar calorias ou o que se come ou não, e nos outros 2 dias (que podem ser os que a pessoa quiser, seguidos ou não) ingerir apenas 25% da dose recomendada de calorias. Ou seja, 500kcal para mulheres, 600kcal para homens.
Pode fazer-se a ingestão destas calorias como se quiser: numa só refeição, em duas refeições, ou com pequenas refeições ao longo do dia.
Pretende-se desta forma, não só perder peso, mas, acima de tudo, dar sinais ao corpo de necessidade de realização de ações de reparação internas, levando a melhorias significativas a vários níveis: colesterol, triglicerideos, tensão cardíaca, gordura interna, entre muitos outros.
Não é recomendado a algumas pessoas, nomeadamente, quem sofra de diabetes e a grávidas.

Experimentei já um dia. 
Passar 36 horas com apenas 500 kcal (não as contei muito bem mas não fugiu disto de certeza) é mais fácil do que parece.
Sente-se fome? Sim, sente, mas não de forma aguda e desesperante. Com muitos líquidos (no meu caso, água e chá) e actividades que ocupem a mente, passa-se bem o dia e não se vai para a cama tão esfomeado que não se consiga dormir. Nada disso.

Para vos explicar melhor: jantei no domingo uma taça de cereais e uma fatia de bolo de chocolate (coisas dos vizinhos, que fazer??).
Na 2ªf, tomei um pequeno almoço de "leite" de soja com cereais integrais (numa dose um pouco mais reduzida que a minha habitual). Penso que terá rondado 175-200 kcal.
Durante o dia, bebi como uma desalmada (LOL). Devo ter ingerido cerca de 3l.
Ao jantar (cerca de 12 horas após o pequeno almoço), comi uma salada de queijo mozarella fresco, tomate cereja e agriões com um fio de azeite. Pelos meus cálculos, esta salada teria cerca de 300 kcal.

Voltei a comer na 3ª de manhã, uma normal taça de cereais integrais.

Pesei-me na 3ª de manhã, só para ver o andamento da coisa. Os resultados foram animadores (já abaixo da meta que havia estabelecido para 6ª desta semana), claro, tendo em conta que praticamente não tinha comido no dia anterior, mas não posso dizer ainda se é algo sustentado.

Hoje volto a fazer dia de jejum (as 2ªs e 4ªs são os melhores dias para mim). Amanhã faço dia normal e volto a pesar-me na 6ª de manhã.
Aí verei, melhor, a tendência e a sustentação dos resultados.

2 comentários:

Hannah Taylor disse...

Hi! You have a really great site! I love how useful a lot of your topics are. I was wondering if you feature guest postings as I would love to share my insights with your readers. Please let me know. Thanks and hope to hear from you soon!

Eduarda disse...

Também estou a fazer esta dieta. Por favor visite-me em: dietados2dias.blogspot.com