segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Regras para emagrecer

No site de Saúde do portal Sapo, encontrei uma listagem de regras para emagrecer, que podem consultar aqui.
Deixo-vos aqui aquelas que achei mais interessantes, e que me trouxeram alguma novidade:

Não se aborreça! Até poderá comer mais...
Um estudo americano demonstrou que muitas mulheres com excesso de peso não comiam por ter fome, mas por aborrecimento ou por se sentirem sozinhas.
Se nota que se está a deixar vencer pelo tédio, não abra a porta do frigorífico, mas sim a da rua. Ver montras, passear com uma amiga ou ir ao cinema evita que se atafulhe de comida só por não ter nada para fazer. «Compre um pedómetro e tente fazer mais de 7500 passos por dia», recomenda João Breda

Adapte-se aos seus gostos e seja constante
O segredo para emagrecer não está tanto na dieta, mas na perseverança. Esta foi a conclusão a que chegaram os especialistas da TUFTS – New England Medical Center (EUA) depois de analisar quatro das dietas mais populares: Atkins, Ornish, Zona e Weight Watchers.
Comprovaram que a maioria das pessoas que as seguiam, abandonavam-nas antes do tempo, por não se adequarem à sua rotina. De acordo com o nutricionista João Breda, «devemos seguir uma dieta de acordo com o nosso estilo de vida e preferências e que não provoque alterações demasiado bruscas e severas no nosso dia-a-dia».

Pouse os talheres a cada três garfadas
Os especialistas recomendam praticar uma alimentação consciente. Experimente baixar os talheres a cada três garfadas ingeridas.
Desta forma, tem tempo para pensar naquilo que está comer, combatendo o acto de comer por compulsão, e obriga-se naturalmente a comer menos (dá tempo ao estômago para avisar o cérebro que já está saciado).

Ingira lacticínios e não pestiscará entre refeições
O fornecimento de cálcio proporcionado pelos lacticínios evita que sintamos desejo de consumir merendas excessivamente calóricas como por exemplo alguns snacks, batatas fritas e outros salgados e doces ricos em açúcar e natas.

Antes do ginásio, uma chávena de chá
A teína, presente no chá verde, actua suavemente no metabolismo das gorduras, fazendo com que queime gordura mais rapidamente. Para além disso, os antioxidantes que este chá contém aceleram a combustão de calorias.

Não mais de meio litro de bebidas light
Muitas dietas de emagrecimento permitem os refrigerantes light. «Tudo bem, mas é preciso ter algum cuidado», alerta João Breda!
O excesso deste tipo de bebidas pode falsear a percepção de saciedade do organismo, fazendo-nos comer mais. Daí que os especialistas recomendem não exceder o meio litro de bebidas light por dia.

Dilua os sumos e poupará 85 calorias
Tenha cuidado com os sumos empacotados, já que alguns contêm açúcares adicionados. O melhor é prepará-los você mesma de forma natural, mas, se não tiver alternativa, o nutricionista João Breda recomenda:
«Escolha os menos calóricos e com menos açúcar, nomeadamente os 100%». Para além disso, pode sempre diluí-los em água. Reduzirá até 85 calorias por copo.

Correr antes do pequeno-almoço
A recomendação é da Universidade do Kansas (EUA): fazer exercício cardiovascular antes do pequeno-almoço (entre as 7 e as 8 da manhã) pode contribuir para queimar calorias mais rapidamente.
Exercitar-se com o estômago vazio permite queimar até 12% mais de calorias do que se o fizer com o estômago cheio.

Soja à sobremesa
Se fez uma refeição pesada, para prevenir os depósitos de gordura, o nutricionista João Breda recomenda: «coma fruta, gelado de fruta com menos de 100 calorias e com fibras ou iogurte de soja».
A soja contém isoflavonas, que ajudam a diluir os depósitos de gordura, como demonstram investigações do Centro de Neurociências da Brigham Young University (EUA). Por isso, as mulheres que comem mais soja acumulam menos gordura, sobretudo após a menopausa.

Se faz exercício, não pare mais de três dias
O segredo para não desistir é não descansar mais de três dias, já que as endorfinas que se produzem quando nos exercitamos pululam pelo nosso organismo durante 72 horas. Passado este tempo, é como começar do zero.

Molhos sem gordura, com gengibre
Sabe qual é um dos pratos mais frequentes nos menus de dieta? Os salteados temperados com pequenas quantidades de azeite, alho e gengibre ralado. Estes ingredientes, para além de adicionarem sabor, favorecem a eliminação de toxinas.

Fazer desporto é bom!
Não se trata de treinar para as Olimpíadas, mas sim de beneficiar das virtudes do exercício.
Por exemplo, se andar um pouco de bicicleta todos os dias, notará como a parte inferior do seu corpo, dos pés aos glúteos, ganha tonicidade e perde centímetros. Se, ao mesmo tempo, aplicar um creme redutor e usar uma faixa termoactiva, obterá ainda melhores resultados.

Uma norma básica: pense magro
Visualize-se com a sua nova imagem magra e imagine-se a colocar em prática os seus comportamentos de controlo. Vai ajudá-la a ter bem claros os objectivos da sua dieta e a dar-lhe alento para prosseguir nos momentos de fraqueza.

2 comentários:

Ana disse...

eheheh ainda ontem tive a ler isso no sapo :P gostei da dica de pousar os talheres, é uma boa ideia! bjks

Patita disse...

Gorduchita adorei as dicas, tbm não conhecia nenhuma delas e acho bastante uteis, vou colocar já o link nos meus favoritos, obrg

bjs e optimo dia para ti